FISCO Corretora de Seguros

Proteção Veicular. Será que isso é Seguro?

 

Muita gente acha que se trata da mesma coisa, mas há grandes diferenças entre uma Proteção Veicular e um Seguro Automotivo.

No caso da Proteção, os donos de veículos, que aderem à cooperativa ou à associação, assinam um contrato onde todos os participantes se tornam responsáveis pelos carros cadastrados, e os prejuízos com sinistros são rateados. Já as seguradoras não oferecem rateio e assumem as responsabilidades pelos riscos de sinistros, num compromisso firmado em apólice.

 

Um grande problema, segundo consta no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep), é queassociações e cooperativas acabam vendendo serviços como se fossem seguradoras: “Como essas associações e cooperativas não estão autorizadas pela SUSEP a comercializar seguros, não há qualquer tipo de acompanhamento técnico de suas operações”.

 

A Proteção pode, sim, sair por menos da metade do preço de um Seguro, mas é preciso tomar muito cuidado com os calotes, na hora de receber uma indenização por acidente ou roubo. Para o Diretor da FISCO CORRETORA, Eduardo Lúcio, quem contrata uma Proteção Veicular deve ficar muito atento aos riscos de não ser indenizado quando for preciso:

 

“A Proteção Veicular é uma atividade que acaba copiando o seguro. Só que é uma atividade não regulamentada. Não existe, no caso do litigio, lei nenhuma que garanta a responsabilidade dessas entidades. Você não tem onde procurar, na justiça, uma salvaguarda. Já a seguradora é regulamentada por lei e fiscalizada pela SUSEP, que é vinculada ao Ministério da Fazenda. Além disso, possuicapital e reservas financeiras pra garantir o ressarcimento de qualquer dano. As cooperativas e associações, não”.

 

 

Na briga para que direitos sejam garantidos, a SUSEP encaminha ao Ministério Público denúncias contra entidades de Proteção Veicular, por dano contra os consumidores. Assim, quem se sentir lesado pode buscar ajuda na Superintendência pelo telefone 0800-0218484 ou pelo site www.susep.gov.br, no link “Fale conosco”.

 

Eduardo Lúcio enfatiza, porém, que a melhor forma de se proteger é evitar esse tipo de serviço. Ele destaca, ainda, que a FISCO CORRETORA trabalha com as melhores seguradoras do mercado, a fim garantir o melhor atendimento.

 

“Aqui nós trabalhamos com taxas mais baixas que as do mercado. Enquanto, geralmente, os corretores cobram taxas de serviço em torno de 20%, as taxas da FISCO giram em torno de 10%. Além disso, nosso atendimento personalizado garante mais conforto e agilidade aos nossos Associados. Estamos há 20 anos trabalhando pelos nossos clientes. Quem não conhece, está convidado a nos visitar e usufruir dos nossos serviços”.

Matéria publicada no AFFEMG Notícias em Junho/2017.